TV LUNÁTICA

30 de julho de 2024

Jogos Olímpicos 2024 e a Suposta Santa Ceia

 Caros Lunáticos,

Depois de ter visto um pouco das imagens de abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, sinto-me na obrigação de dar uma pequena aula de História por causa da suposta Santa Ceia.

Ora bem o gorduchinho a cantar e que estava pintado de azul estava com alguns cachos de uvas certo? Nunca vi em nenhuma Santa Ceia alguém retratado com uvas apesar de que Jesus Cristo tenha feito o milagre de tornar o seu Sangue em Vinho certo? Aonde foram criados originalmente os Jogos Olímpicos? Foi em Olímpia na Grécia Antiga no século VIII A.C. (ou seja 8 Antes de Cristo) e como se devem recordar também existiam Deuses e quem é que sempre foi pintado tendo uvas? Baco o Deus do Vinho que era o tal gorduchinho a cantar! Outros Deuses estão retratados por exemplo logo atrás está uma outra rechonchudinha com um circulo na cabeça de onde saem várias "antenazinhas" Deus Apolo também da Mitologia Grega, Jesus Cristo apesar de ter também sido representado com a Aura nunca daquela forma porque só assim simbolizaria o Sol, esse astro magnifico e que todos os dias nos alumia mesmo quando está escondido por entre as nuvens e só assim se justifica que aquele quadro tenha entrado na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris que apesar de ser feito por pessoas LGBT nada pode pôr em causa o trabalho feito! Claro se poderia falar dos restantes Deuses do Olimpo, mas acho que só isto chega para se parar com uma idiotice que nem a Comunicação Social soube até agora parar, bem pelo contrário! 

Já que TV's deste País e do Mundo tem sempre alguém para comentar Política, Desporto, Criminalidade, Fofocas, entre outras tretas podiam ter arranjado alguém para ter analisado melhor este quadro não acham?

Já agora quem idealizou que primeiro estude bem o que vai fazer, porque fazerem algo e não saberem o que é também não dá! Seria assim tão difícil explicar que não é a Santa Ceia mas sim a reunião dos Deuses no Olimpo aos quais ainda se inclui aos que já mencionei Zeus, Afrodite, Atena (ao qual dá nome à Cidade), Artemis e outros Deuses.


Já agora deixo-vos com a foto do quadro de "A Festa dos Deuses" pintado por Jan van Bijlert  para comprovarem.


Grande abraço.




4 de julho de 2024

Adeus Manuel Fernandes e Manuel Cargaleiro

 Caros Lunáticos(as),

Peço desculpa pela minha malvadez de juntar 2 nomes que nada tem haver, mas que ambos ficarão, embora que por situações diferentes, marcados para a posterioridade! Manuel Fernandes antigo futebolista e capitão do Sporting Clube de Portugal deixou-nos na passada quinta feira faz hoje exatamente uma semana. Natural de Sarilhos Pequenos (Setúbal) aos 25 anos vai para o Sporting onde esteve até 1987, tendo sido jogador também da Seleção Nacional estreando-se em 75. Anos mais tarde já como treinador vai para o Estrela da Amadora e trás a estrear o ainda "miúdo" José Mourinho primeiro como preparador físico e no ano seguinte Auxiliar Técnico. 


Quanto a Manuel Cargaleiro foi Pintor e ceramista, nascido em Vila Velha de Rodão destacam-se alguns dos seus trabalhos como os azulejos na estação Colégio Militar/ Luz do Metropolitano de Lisboa, na estação do metro francês de Champs Elysées-Clémenceau, fez ainda os painéis cerâmicos do Jardim Municipal de Almada ou até mesmo para a fachada da Igreja de Moscavide entre outros.


As minhas condolências às famílias e amigos tanto de Manuel Fernandes como do Mestre Cargaleiro.


Até breve.

1 de julho de 2024

Adeus Fausto Bordalo Dias

 Caros(as) Lunáticos(as),

Escrevo-vos ao som de uma versão remasterizada de "Por Este Rio Acima" das plataformas digitais, mas podia estar a saborear o original em vinil sim. 

Fiquei demasiado triste com a partida de Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias para muitos Fausto Bordalo Dias, para outros apenas Fausto. Com vastos temas tão conhecidos e demasiadamente bons para que se eventualmente fique esquecido como por exemplo "Rosalinda", "Foi por Ela", "Era uma vez um Cantor Maldito ou "Europa Querida Europa" entre outros mas foi com o álbum de 1982 acima já referido que deixa uma marca bem vincada naquilo que é a verdadeira música portuguesa. Um disco maravilhoso do princípio ao fim não só o tema que dá o nome a este duplo disco mas, também "A guerra é a guerra", "Como um sonho acordado", "Como um sonho lindo" temos também os "fenómenos" como "Navegar, Navegar" e "O barco vai de saída". Relatando as viagens de Fernão Mendes Pinto numa base instrumental que nos levam para a música popular ou se preferirem folclórica ou até mesmo para o fado. 

"Por este rio acima" é o 1º da trilogia Lusitana Diáspora sendo que este foi baseado no livro "Peregrinação" de 1614 enquanto "Crónicas da terra ardente" inspirado na "História trágico-marítima" de 1735 já "Em busca das montanhas azuis" conta a exploração de África pelos portugueses nos séculos XV e XIX. Todos os álbuns de Fausto são bons claro que sim, mas "Por este rio acima" é algo de extraordinário.


Hoje não poderia deixar passar este triste dia em branco, em uma semana apenas é o 3.º grande nome que parte na quinta passada foi Manuel Fernandes e ontem Manuel Cargaleiro que em breve também serão por mim relembrados.

À Família e amigos de Fausto as mais sentidas condolências deste Zeca Lunático.


Até breve.