sábado, agosto 23, 2025

Parabéns Rão Kyao

 

Na continuidade da Homenagem que tenho estado a fazer na Intervenção Lunática a um dos maiores músicos de sempre deste País Rão Kyao escrevo hoje um pouco sobre o próprio. 

João Maria Centeno Gorjão Jorge ficou conhecido por Rão Kyao, nascido em Lisboa em 1947, iniciou-se oficialmente no mundo da Música em 1975 mas já na década de 60 começa a tocar ao vivo em inúmeras casas como por exemplo Hot Clube de Portugal entre outras como Saxofonista. Inspirado inicialmente pelo Jazz começa a desembarcar também em Espanha, França, Holanda, India, Japão e Canadá tendo na altura até a viver em França aonde iniciou os estudos em música Indiana.

Desde 1976 começou a gravar os seus discos e nunca mais parou são inúmeros os discos de Estúdio, alguns dos quais revisitámos nesta homenagem, outros tantos ao vivo e mais uns de colectâneas do seu melhor. 

Em breve voltaremos a falar deste maravilhoso artista, desde já com muito carinho um grande abraço de Parabéns ao Rão Kyao e que nos continue a brindar com a sua boa música.





terça-feira, agosto 19, 2025

Festas da Malveira da Serra 2025 (Dia 1)

 

Caros Lunáticos, 

Hoje escrevo-vos sobre o primeiro dia das Festas em Honra da Nossa Sr.ª da Assunção na Malveira da Serra, uma das Freguesias de Alcabideche, foi no passado dia 8 do corrente mês que se abriram as portas e para começar nada melhor do que um concerto com José Cid! É verdade José Cid esteve no Malveira Arena e anunciou que iria ser um concerto inesquecível, pois eu diria mais foi Inesquecível, Maravilhoso, Arrebatador, Extraordinário e todos os adjetivos de bons que se possam incluir! Foram aproximadamente 2 horas da melhor música que Cid fez até hoje visitando também algumas músicas do seu mais recente álbum "Depois logo se vê" de onde cantou por exemplo "De Ditadores está o Cemitério cheio", mas não veio sozinho pois trouxe como convidado mais do que Especial Mário Mata para quem não o conheça talvez "Não há nada pa ninguém" diga alguma coisa apesar de ser uma música da década de 80 mas é de longe uma das músicas que mais marcaram ao longo destas décadas além de outros êxitos que Mário Mata tem como por exemplo "Não te cures não" do mesmo álbum ou até mesmo "Então Ò Zé"! Como se não bastasse estava no meio do publico João Grande dos Taxi e que foi chamado ao palco para cantarem precisamente "Então Ò Zé" digamos que é um Trio Fantástico um autentico Jackpot e como referi foi um concerto muito mais do que inesquecível! Cid fez cerca de 2 horas de "Festa" e sem pausa alguma o que é notável para um ARTISTA com a idade que tem, merece ser mais bem amado por todos nós e incluindo quem nos governa, quando ele diz que o Quarteto 1111 foi a 1.ª banda a fazer uma canção anti racismo não está a dizer nenhuma mentira mesmo que só a nível Nacional mas mesmo a nível Internacional admito que também possam ter sido pioneiros só vendo mas em 1970 mal se falava em racismo como nos nossos dias por isso sim é verdade claro.´

Depois de Cid houve ainda o concerto dos Ideiafix, uma boa banda de covers de músicas de baile cantando músicas de José Malhoa entre outros algo de muito diferente é certo relativamente ao concerto anterior é óbvio mas não deixou de ser bonito ver o pessoal a dançar.

Deixo-vos com algumas fotos destes 2 eventos cedidas pelo meu amigo Sérgio

Em breve venho falar-vos do 2.º dia sabem com quem? Queen on the Rocks uma banda de Tributo aos Queen e ainda os Alcoolémia quem não se lembra de "Não sei se mereço"!


Até breve ;) 












  


terça-feira, agosto 05, 2025

Adeus Jorge Costa

Caros(as) Lunáticos(as) 

É com enorme pesar que escrevo hoje, soube há pouco que um dos Campeões Europeus de 2004 partiu sem avisar! Jorge Costa ou o Bicho como também era conhecido partiu hoje à tarde, foi não só um jogador do F. C. do Porto mas também da Seleção Portuguesa e que muito contribuiu enquanto jogador! Não há palavras para o que um adepto isento possa estar a sentir neste momento de enorme tristeza. Juntar-se-á agora ao Bi bota (Fernando Gomes), ao seu antigo Presidente Pinto da Costa, ao Diogo Jota e a outros tantos que já nos deixaram como por exemplo o Miklos Fehér que na altura estava já a representar o Clube da Luz. 
Desejo a todos os amigos, familiares e adeptos do F. C. Porto as mais sentidas condolências.

Até sempre Jorge Costa.



                                                                          



sábado, agosto 02, 2025

Parabéns Zeca Afonso

 

Caros(as) Lunáticos,

Não foi assim há muito tempo que demos os Parabéns ao sobrinho de José Afonso (o João Afonso), hoje é a vez do próprio o nosso para sempre inesquecível Zeca Afonso que se fosse vivo faria exatamente 96 anos. 

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nascia em Aveiro numa Sexta-feira e decorria o ano de 1929, filho de Magistrado e de Professora Primária. No ano seguinte seus pais tiveram que embarcar para Angola, já que o seu pai José Nepomuceno Afonso dos Santos havia sido colocado como Delegado do Procurador da República em Silva Porto (atualmente designada de Kuíto), confiado a seus tios mas em 1933 embarca também para junto dos seus pais a pedido de sua mãe Maria das Dores Dantas Cerqueira durante os 3 anos seguintes.

Já no liceu em 1940 conhece então António Portugal que tocava Guitarra Portuguesa e Luíz Goes (médico e cantor) e começariam nessa altura com as Canções e Baladas de Coimbra, sendo só em 1953 que começaria a gravar os primeiros singles ainda a 78 Rotações por Minuto (RPM) e a começar o seu legado que já mais poderá ser esquecido. José Afonso cantou de tudo um pouco com bases instrumentais inesquecíveis muitas delas também baseadas nas sonoridades do Continente Africano, todas as músicas que Zeca nos deixou são autenticas relíquias e que o tempo nos deverá de as guardar muito bem.


Aonde quer que esteja muitos Parabéns por este dia, grande abraço cheio de saudades da sua pessoa, que não o tendo conhecido pessoalmente mas do que vi seria uma pessoa adorável.

O texto foi baseado em informações da Wikipédia, do Site da Fundação José Afonso e da Meloteca.


Continuaremos a homenagear o nosso estimado Zeca na Intervenção Lunática hoje podemos ouvir o "Tecto na Montanha" do álbum Cantares do Andarilho de 1968.

Até breve  

sexta-feira, agosto 01, 2025

3 Lunáticos sempre a Crescer

 


Caros(as) Lunáticos(as),

Venho por este meio agradecer-vos pelo crescimento que têm estado a dar não só ao Portugal dos Lunáticos como também à Videoteca Lunática e Intervenção Lunática. Comecemos já pela Videoteca que renasceu a 8 de Julho e se antes de voltar já tinha 89 visualizações terminou o mês de Julho com 252, nunca esperei que pudesse ter esta "explosão" no 1.º mês, uns dias com mais visualizações do que outros o que é normal! Já a Intervenção teve 449 Visualizações e neste primeiro dia de Agosto neste preciso momento já conta 40, por fim o Portugal dos Lunáticos que se manteve sempre minimamente ativo, se a 8 do mês que terminou ontem já tinha 246 findou com 696! Neste momento o Portugal já foi visto 106 vezes apenas e só hoje. Não podíamos ter terminado tão bem o mês de Julho e ter começado ainda melhor Agosto!

Em termos das localizações de aonde somos vistos/Lidos tanto a Intervenção como a Videoteca são em Portugal (nada de extraordinário!), mas o Portugal tem sido visto fundamentalmente nos Estados Unidos da América e em Singapura nos últimos 3 meses e o nosso País está em 3.º Lugar.

Obrigado a todos e a todas sem exceção por este tão bom contributo e eu vou continuar o trabalho árduo de manter esta família ativa e com conteúdos variados.


Até breve.

Abraços e beijinhos para todos(as).