domingo, setembro 28, 2025

Parabéns a Tony de Matos

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo porque se fosse vivo António Maria de Matos, para sempre conhecido como Tony de Matos ou até mesmo por Cantor Romântico, faria exatamente hoje 101 anos mas deixou-nos muito cedo com 64. Cantor de voz única não se ficou só por Portugal e em 1953 embarca para o Brasil onde não só foi convidado para programas de Televisão e Rádio mas também para a gravação de 4 EP's de 78RPM, tendo ficado por lá durante 6 meses. 


Tony de Matos viaja posteriormente por outros tantos países como a vizinha Espanha, Itália, Moçambique, Angola, Líbano, Egipto entre outros. Cada canção seu sucesso e apesar de não ser muito longa a sua carreira mas foi efetivamente marcada por inúmeros êxitos dos quais serão alguns apresentados na nossa Intervenção Lunática

Em breve voltaremos a falar um pouco mais de Tony de Matos, neste momento para sua família e amigos um abraço de parabéns por esta data que ficará para sempre na história da nossa música.



sexta-feira, setembro 26, 2025

Parabéns Isaac Nader e Pedro Pablo Pichardo

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Apesar de já ter passado uma semana hoje escrevo com orgulho no País que é Portugal e em 2 Portugueses que apesar de naturalizados como tal, mas ambos trouxeram Ouro para este país. Nader na passada Quarta feira dia 17 após fazer a final dos 1500 Metros fez com que a nossa Bandeira Nacional subisse mais alto e no Sábado foi a vez de Pichardo no Triplo Salto também erguer ao máximo a nossa bandeira, sendo que Pichardo é pela 2.ª vez consecutiva CAMPEÃO DO MUNDO (não é para qualquer um!). Hoje a European Athletics nomeou tanto Isaac como o Pedro candidatos a virem a ser os melhores da Europa numa lista de 10 candidatos. Ambos estão de Parabéns por este feito e que vença o melhor Atleta Europeu e de preferência que seja um dos Portugueses.

Até breve 😉







sábado, setembro 20, 2025

Parabéns João Pedro Pais

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Como já se terão apercebido tenho estado a "homenagear" João Pedro Pais com aquelas que são das suas melhores canções, infelizmente não vai dar para muito mas o que interessa é mostrar um pouco do que é o João Pedro Pais e hoje escrevo também um pouco sobre ele.

João Pedro Pais nasceu em Lisboa e teve de estudar na Casa Pia de Lisboa, onde viria a estudar artes, uma das suas paixões terá sido mesmo a nível do desporto em que por diversas vezes foi campeão de Luta Greco-Romana, também conhecida como Wrestling, não conseguindo conciliar o desporto com a música. Em 1995 faz o seu último combate no Rio de Janeiro aonde fica em primeiro lugar. Só em 1997 é então editado o seu primeiro álbum e estando já João Pedro Pais habituado a ganhar nada melhor que o seu álbum "Segredos" ser também campeão de vendas, fundamentalmente pelos temas, "Ninguém (é de Ninguém)" e  "Louco (por ti)", ao longo da sua discografia tem tido enormes sucessos como por exemplo "Tudo bem", "Nada de nada", "A Palma e a mão", " Um volto já" entre outros temas. E por falar em " Um volto já" está a partir de hoje disponível na Intervenção Lunática e com direito a Videoclip original. Já com 20 anos de carreira João Pedro Pais editou já este ano um novo álbum de originais "Amigo Improvável".

João Pedro Pais completa hoje 54 anos, os meus Parabéns e que tragas muitos mais êxitos para apreciarmos. Forte abraço.



segunda-feira, setembro 15, 2025

Chegámos às 13000

 


Depois de 18 anos para chegar às 10000 visualizações hoje congratulo a todos que tem passado apenas e só pelo Portugal dos Lunáticos por termos chegado tão rápido às 13000 visualizações totais. Mensalmente temos vindo a crescer continuaremos a crescer para que até ao final deste ano pelo menos possamos chegar às 15000, em relação à Videoteca e à Intervenção iremos igualmente crescer dentro dos possíveis também.

Parabéns ao Portugal dos Lunáticos e a todos os Lunáticos e Lunáticas que nos cheguem um grande bem haja.


A foto foi elaborada através de Inteligência Artificial pelo Gemini da Google


sexta-feira, setembro 05, 2025

Parabéns Nuno Guerreiro

 

Caros Lunáticos,

Hoje escrevo-vos sobre Nuno Guerreiro recentemente falecido e pertencente aos Ala dos Namorados, ficará para sempre na nossa memória sua voz única e magnifica como todas as suas canções! Hoje inauguramos uma justa homenagem na Intervenção Lunática e para começar nada melhor que a "História de Zé Passarinho" do segundo álbum da banda intitulado "Por Minha Dama" editado em 1995.

Nuno Guerreiro é um Contratenor o que lhe permite cantar de tudo sem exceção e até ópera! Foi descoberto num espetáculo de Carlos Paredes por João Gil e Manuel Paulo para integrar então os Ala dos Namorados cujo nome tem haver com a Batalha de Aljubarrota em que os Portugueses venceram os Castelhanos e uma das Alas a favor do Reino Português tinha essa designação por ser composta por combatentes jovens.

Os Ala dos Namorados fizeram e continuarão para sempre a fazer furor com as suas músicas, como por exemplo "Solta-se o Beijo" gravada ao vivo com a também já saudosa Sara Tavares.

Onde quer que esteja este maravilhoso artista de voz única um grande abraço de Parabéns faria hoje 53 anos.

Voltarei em breve a falar um pouco mais sobre ele.






Nuno Guerreiro in Revista Flash






Nuno Guerreiro in Fama TV




Nuno Guerreiro in V+ TVI


Lisboa (IN)Glória

 

É sempre com tristeza que sabemos de más notícias e ontem dia 3 não foi exceção! O funicular da Glória descarrilou e acabou por embater num prédio, ao embater no prédio terá "capotado" e infelizmente trouxe um número significativo de vítimas mortais entre eles o próprio Guarda-Freio do veículo, não seria de se esperar outra coisa infelizmente (não desejo mal a ninguém), mas a verdade é que vai no comando tendo apenas um banquinho para se sentar e não tendo qualquer tipo de proteção em caso de acidente que não seria suposto acontecer. Sim é um funicular e não Ascensor ou Elevador isto porque e apesar de sempre lhe chamarmos de elevador da Glória mas não está totalmente correto porque há diferenças! Enquanto que um elevador ou ascensor serve para fazer subir ou descer pessoas, mercadorias ou que for mas de forma totalmente vertical como num edifício já os Funiculares são considerados um meio de transporte que servem para subir e ou descer em planos com inclinação como a Calçada da Glória segundo o Dicionário da Porto Editora e qualquer outro dicionário! Não se trata de lições de Português que pretendo, mas sim lamentar tal acontecimento e muito já foi escrito e falado como tal também tenho o direito de dar a minha opinião sobre o assunto!

Não há dúvida que houve falha humana e não terá sido do Guarda-freio que esse não tendo culpa acabou por também perder a sua vida! O que aconteceu para mim é simples o cabo que "ajuda" a carruagem a ser puxada partiu-se e daí ter vindo a toda a velocidade por ali abaixo até ter algo onde parar e no caso foi contra um prédio! Felizmente que daquele lado não estava ninguém a passar se não as vítimas mortais seriam ainda mais! Agora vamos ter de saber o que realmente aconteceu após o cabo ceder e ganhar velocidade numa descida como aquela será que o sistema de travagem efetivamente estava em condições? Será que ao tentar fazer uma travagem dita "normal" seria suficiente para bloquear automaticamente a velocidade? Eventualmente não poderia vir a derrapar e com a fricção das rodas no carril poder incendiar e fazer com que o número de mortos fosse maior? Será que em vez de acionar o sistema "normal" de travagem o guarda-freio puxasse do travão de emergência e ao travar tenha efetivamente a composição tocado no chão e se virado? Não estou a tentar julgar as culpas para cima de quem efetivamente não as tem, mas acho que seria de importância saber-se o que efetivamente aconteceu até ao momento do embate! Pode até eventualmente o guarda-freio ter caído com a velocidade e não ter conseguido fazer mais nada? Honestamente o que eu acho e não percebendo nada do assunto é que efetivamente possa ser a opção do travão de emergência que possa ter feito levantar a parte traseira e a da frente tocar no chão e capotar! Quanto a mim seria a possibilidade daquele homem de tanta responsabilidade teria para evitar o pior e volto a referir se é que teve essa possibilidade.
Vamos agora aguardar pelos relatórios das entidades competentes para ver o que dizem! Quanto há manutenção do Funicular? Talvez seja a principal responsável e quanto a isso, não percebendo do assunto, fica a desejar como é que no próprio dia em que se dá este acidente, houve uma vistoria e não se detetou nada? Aliás já em 2018 este mesmo funicular teve também um descarrilamento mas não tão grave e do qual ficou inativo durante 1 mês, para variar nada foi feito pela segurança de quem o utiliza seja cidadãos que morem na zona como dos turistas que gostam de utilizar!

Esta é apenas a minha opinião e que poderá não estar de todo correta, mas é a minha opinião e vamos ver o que dizem os relatórios. Quando se souber o veredicto cá estarei para me pronunciar novamente sobre o assunto.

Desde já resta-me deixar as minhas condolências a todas as famílias e amigos de todas as vítimas, já os que ficaram com ferimentos as vossas rápidas melhoras. Não será fácil de ultrapassar tão grande trauma que vos vai carregar para o resto da vida, pelo que será bom que tenham todo o apoio daqueles que vos amam.

Até breve.


terça-feira, setembro 02, 2025

Parabéns a Mário Mata

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje venho falar-vos um pouco de Mário Mata já que hoje é um dia especial e daí a nossa homenagem que temos estado a fazer na Intervenção Lunática e muito merecida. Quem não se lembra por exemplo de "Não há nada pa ninguém", ou "Somos Portugueses (mas temo-los no seu Lugar)" de 1994 que hoje relembramos, "Então ò Zé" são apenas das melhores músicas de Mário Mata e vivem durante décadas.

Nascido em Luanda no ano de 1960 vem para Portimão 14 anos mais tarde durante o mês de Agosto, já nos anos 80 pela mão do grande Sr. da Rádio e da Televisão Júlio Isidro que aparece pela primeira vez para se dar a conhecer a todos os Portugueses no programa de então "Febre de Sábado de Manhã". A partir de 1981 começa a gravação do seu 1.º LP "Não há nada pa ninguém" onde além do tema que dá nome ao disco temos também "Não te cures não", "Sonata N.º 10 (Em Azul) Da má vida" ou "Eras tu era eu eras tu e eu" entre outras, até hoje já editou vários álbuns mas assume a sua preferência pelos palcos.

Em breve voltaremos a falar sobre este grande Homem porque merece. Por agora resta-me deixar aqui um abraço de Parabéns de outro Planeta e muitas felicidades.


Até breve



Mário Mata in Arquivos RTP


Mário Mata in Jornal de Abrantes e Sábado.PT




segunda-feira, setembro 01, 2025

Os 3 Lunáticos continuam a crescer

 

Caros amigos e amigas Lunáticos(as),

É com a maior satisfação que vejo os 3 blogues a crescer e saber que não são visualizados só em Portugal mas em TODO O MUNDO, desde o início do Portugal dos Lunáticos que é mais visto nos Estados Unidos e em Singapura respetivamente e Portugal está no 3.º Lugar. Mais informo de que as Publicações mais vistas são "O Adeus a Angélico Vieira" datada de 28/06/2011 com 92 Visualizações, em segundo estão as Publicações "Parabéns Zeca Afonso" de 2/08/2025 e "Adeus Jorge Costa" de 5/08/2025 ambas com 79 e só com um mês arrebataram o recorde de tantas visualizações. Já em 3.º Lugar há novo empate tanto "Texto de Daniel Oliveira" publicada a 17 de Junho de 2013 como "Contrato Milionário na EDP Renováveis" de 21 de Novembro de 2011 estão ambas com 67 visitas. No mês que ontem terminou o Portugal dos Lunáticos registou ao todo 1067 visualizações, foram mais 371 do que no mês anterior o que é EXCELENTE.

Em relação à Intervenção Lunática teve em relação ao mês de Agosto contabilizou um total de 516 visitas apenas 67 visitas a mais que no mês de Julho, sendo que as postagens com mais olhares dos nossos estimados Lunáticos são "Já Nasceu" no caso a primeira de todas datada de 28/05/2010 com 71 visualizações, logo a seguir vem "Homenagem a Zeca Afonso [Parte 7]" de 4 de Agosto deste ano com 42 e em 3.º Lugar vem "Homenagem a Rão Kyao [Parte 1]" de 16/08/2025 com 23 Visitas.

Por fim vamos à nossa Videoteca que contabilizou 324 visitas no mês que findou e que representa um crescimento de mais 72 visualizações em relação ao mês anterior. As mais vistas desde sempre são então "Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo" de 18 de Dezembro de 2007 totalizou até hoje 32 visitas, logo a seguir vem "Um Bom dia com Mokambo (Parte 3)" com 26 e  publicada a 23 de Julho deste corrente ano por fim temos "Anúncios Antigos - Olá Gelados [Parte 9]" de 13 de Agosto e com 23 visualizações. Também o Facebook Portugal dos Lunáticos Zeca também tem estado a crescer cerca de 980 visualizações em 90 dias é FANTÁSTICO.

Estamos todos de Parabéns não só eu mas todos os que vão seguindo estes três Blogues criados e trabalhados apenas por uma pessoa só e mais ninguém ao longo destes anos todos. Não é fácil mas tudo farei para continuar ainda com mais força este trabalho de 18 anos, porque os meus Lunáticos e as minhas Lunáticas assim o merecem.

Podem e devem comentar tudo o que quiserem sem problema algum, podem e devem também sugerir o que pretenderem que eu estarei à vossa disposição para o que quiserem.


Obrigado a todos e a todas do fundo do meu coração Extraterrestre por fazerem parte da minha vida.


Forte abraço para todos sem exceção.