É sempre com tristeza que sabemos de más notícias e ontem dia 3 não foi exceção! O funicular da Glória descarrilou e acabou por embater num prédio, ao embater no prédio terá "capotado" e infelizmente trouxe um número significativo de vítimas mortais entre eles o próprio Guarda-Freio do veículo, não seria de se esperar outra coisa infelizmente (não desejo mal a ninguém), mas a verdade é que vai no comando tendo apenas um banquinho para se sentar e não tendo qualquer tipo de proteção em caso de acidente que não seria suposto acontecer. Sim é um funicular e não Ascensor ou Elevador isto porque e apesar de sempre lhe chamarmos de elevador da Glória mas não está totalmente correto porque há diferenças! Enquanto que um elevador ou ascensor serve para fazer subir ou descer pessoas, mercadorias ou que for mas de forma totalmente vertical como num edifício já os Funiculares são considerados um meio de transporte que servem para subir e ou descer em planos com inclinação como a Calçada da Glória segundo o Dicionário da Porto Editora e qualquer outro dicionário! Não se trata de lições de Português que pretendo, mas sim lamentar tal acontecimento e muito já foi escrito e falado como tal também tenho o direito de dar a minha opinião sobre o assunto!
Não há dúvida que houve falha humana e não terá sido do Guarda-freio que esse não tendo culpa acabou por também perder a sua vida! O que aconteceu para mim é simples o cabo que "ajuda" a carruagem a ser puxada partiu-se e daí ter vindo a toda a velocidade por ali abaixo até ter algo onde parar e no caso foi contra um prédio! Felizmente que daquele lado não estava ninguém a passar se não as vítimas mortais seriam ainda mais! Agora vamos ter de saber o que realmente aconteceu após o cabo ceder e ganhar velocidade numa descida como aquela será que o sistema de travagem efetivamente estava em condições? Será que ao tentar fazer uma travagem dita "normal" seria suficiente para bloquear automaticamente a velocidade? Eventualmente não poderia vir a derrapar e com a fricção das rodas no carril poder incendiar e fazer com que o número de mortos fosse maior? Será que em vez de acionar o sistema "normal" de travagem o guarda-freio puxasse do travão de emergência e ao travar tenha efetivamente a composição tocado no chão e se virado? Não estou a tentar julgar as culpas para cima de quem efetivamente não as tem, mas acho que seria de importância saber-se o que efetivamente aconteceu até ao momento do embate! Pode até eventualmente o guarda-freio ter caído com a velocidade e não ter conseguido fazer mais nada? Honestamente o que eu acho e não percebendo nada do assunto é que efetivamente possa ser a opção do travão de emergência que possa ter feito levantar a parte traseira e a da frente tocar no chão e capotar! Quanto a mim seria a possibilidade daquele homem de tanta responsabilidade teria para evitar o pior e volto a referir se é que teve essa possibilidade.
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