domingo, outubro 19, 2025

Homenagem Aos GNR By Rádio Comercial

 



Caros(as) Lunáticos(as),

Com tanto material que tenho para vos escrever não resisti ao que acabei de ver no YouTube e que desejo partilhar convosco! Acabei de ver o magnifico vídeo de homenagem aos GNR feito pela Rádio Comercial, uma versão esplendorosa de "Pronúncia do Norte", e que junta artistas de diferentes áreas musicais e gerações de idades, neste vídeo temos a própria da Isabel Silvestre que participou na canção original com Rui Reininho mas temos também Cláudia Pascoal, Marisa Liz, Mafalda Veiga, Carlão, Capitão Fausto, Mariza, Rita Redshoes, Carminho, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Miguel Ângelo, Tim, Camané, entre tantos outros e só neste bocadinho temos já uma boa diversidade de músicos maravilhosos! Não só os GNR estão de parabéns pelos seus 45 Anos de carreira, mas também a Rádio Comercial que ao longo de mais de um mês esteve na zona norte do País a fazer as filmagens deste magnífico vídeo. 



sexta-feira, outubro 17, 2025

Parabéns a António Calvário

 


Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo-vos um pouco sobre António Calvário, nascido em Moçambique cedo veio para Portugal tinha 8 anos, posteriormente vem então para Lisboa fazer o Liceu e começa então a ter aulas de canto com a sua prima avó Corina Freire também ela cantora. Em 1957 ingressa na Emissora Nacional e 3 anos mais tarde é aclamado no Festival da Canção Portuguesa com o tema "Regresso", grava o seu primeiro EP (Extended Play) intitulado "O Papá e a Mamã" e que conta com a colaboração de Maria de Lourdes Resende e que se voltaria a repetir no ano seguinte com "Carnaval do Estoril", também em 1961 é coroado pela primeira vez como o Rei da Rádio.

Não tirando mérito aos restantes temas de António Calvário mas é com "Oração", "Mocidade, Mocidade" e "Chorona" que ajudam-no a ficar marcado para a História da Música Portuguesa, pois são 3 temas muito maravilhosos e que ainda hoje valem a pena serem ouvidos, claro está que os irei trazer brevemente na Intervenção Lunática para que os possam "degustar".

António Calvário da Paz (seu nome completo) foi e ainda hoje é também ator, entrou em filmes e peças de teatro, como cantor editou vários Singles, EP's e também LP's, colaborou não só com Maria de Lourdes Resende mas também com Simone de Oliveira gravando um EP com versões do filme "My Fair Lady", grava também com o Quarteto Paraguaio Los Guaireños.

No mundo do teatro e cinema cruzou-se com os já saudosos Nicolau Breyner, Milú, Hermínia Silva e mais recentemente também com Luís Aleluia, é ainda hoje um homem que não quer parar de trabalhar e ainda bem, pois queremos o António Calvário para sempre nos nossos corações.

Hoje completa mais um aniversário e em simultâneo estamos a iniciar uma merecida "Homenagem" na Intervenção Lunática a este grande artista, que nos representou além fronteiras numa época em que se tinha que ter cuidado com o Lápis Azul fosse aonde fosse, pois não havia perdão para se falar de certos temas! 

Neste dia que eu espero que seja muito especial os meus votos de Parabéns por este dia e que se volte a repetir mais uns tantos anos com muita saúde e felicidade oferecendo-nos o que de melhor sabe fazer.

Obrigado António Calvário.




quinta-feira, outubro 09, 2025

Parabéns a Pedro Burmester

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo um pouco sobre aquele que é um dos melhores pianistas portugueses da atualidade Pedro Burmester. Burmester nasceu precisamente há 62 anos no Porto e aos 10 estava já a dar o seu primeiro Recital e até aos dias de hoje não parou, fez o Conservatório com nota de Excelência e aperfeiçoou-se nos Estados Unidos e na Áustria, vencedor de diversos prémios já foi solista nas mais diversas Orquestras pelo mundo fora e partilhando palcos com vários Maestros Nacionais e internacionais.


Em 1987 grava o seu primeiro álbum com obras de Robert Schumann e de Franz Schubert e até hoje já editou um total de 18 discos a solo, já nos palcos tem atuado com regularidade com outro grande pianista o Mário Laginha.

Foi membro das Comissões de Instalação e de Execução da Sociedade Porto 2001, desenvolveu ainda anos antes o projeto da Casa da Música onde foi diretor artístico e de educação durante o Porto Capital da Cultura. Recebeu prémios e condecorado com o Grau de Cavaleiro de Santiago de Espada e posteriormente como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, merecendo justamente todas estas premiações e com toda a certeza merece muitas mais por elevar o nome de Portugal além fronteiras.

E porque hoje é um dia muito especial um grande abraço de Parabéns a Pedro Burmester por mais um aniversário, os votos de muita saúde e felicidades a nível pessoal e profissional.

Até breve 😉.

PS.: A foto foi retirada do site Setúbal Mais