terça-feira, dezembro 16, 2025

Parabéns Mariza

 

Caros(as) Lunáticos(as),

É com muito gosto que hoje vos venho falar um pouco sobre a nossa fadista Mariza. 

Seu nome Marisa dos Reis Nunes, nascida em Lourenço Marques (atualmente Maputo), mas cedo veio  para Portugal vivendo na Mouraria, estando desde logo num bairro muito ligado ao fado e seu pai como ouvia muito fado ficou assim "apaixonada" por este estilo musical único. Mariza tem cantado por todo o Mundo, já pisou o Royal Albert Hall em Inglaterra, já pisou o palco da Salle Pleyel em París, esteve também na Ópera de Sidney e ainda na Walt Disney Concert Hall em Los Angeles entre outros palcos.

De todos os álbuns que já editou tando de estúdio como ao vivo recebeu de todos eles Discos de Platina, galardão máximo por discos vendidos, sendo que os 2 primeiros "Fado em Mim" e "Fado Curvo" tiveram cada um 6 Platinas o que é fantástico, sendo também que todos eles estiveram sempre nos 4 primeiros lugares do Top Nacional de vendas só o DVD "Terra em concerto" é que não foi além do Ouro e que mesmo assim não deixa de ser uma marca bastante boa.

Mariza está hoje de Parabéns não só pelo que tem feito pelo fado que já lhe mereceu uma nomeação para os Grammy Latinos, mas porque hoje completa mais um aniversário e por isso que tenho estado a "Homenageá-la" na Intervenção Lunática e hoje mais um tema do seu álbum Terra.

Para a Mariza um beijinho de Parabéns e muitas felicidades tanto ao nível pessoal como profissional.

Enquanto poder irei louvar sempre os artistas portugueses porque merecem, não querendo de maneira alguma prejudicar quem quer que seja.

Até breve.

quinta-feira, dezembro 11, 2025

Parabéns Portugal, Intervenção e Videoteca

 

Caros(as) Lunáticos(as),

É com grande orgulho que vos informo que ultrapassámos nesta última Terça feira dia 9 de Dezembro a barreira das 15000 visualizações no Portugal dos Lunáticos, registando uma "explosão" tendo registado  um total de 436 visualizações sendo 180 e 256 na segunda e terça respetivamente.

Também a Intervenção e a Videoteca Lunática estão de Parabéns tendo superado as 4000 e 5000 visualizações respetivamente, a Intervenção Lunática nos mesmos dias já acima indicados teve um total de 555 sendo que no último feriado foi vista por 172 vezes e no dia seguinte por 383, já a Videoteca teve 166 e 290 totalizando 456 visualizações, no conjunto dos três blogues 1447 melhor não podia ser. Neste momento todos os blogues já superaram o mês anterior estando a Intervenção no 1º lugar que já vai com 722 no dia de hoje.

Muito obrigado estimados(as) Lunáticos(as) por este crescimento e vamos continuar a crescer.

Abraços e até breve,

O vosso Zeca Lunático.


sábado, dezembro 06, 2025

Os Lunáticos a crescer

 

Caros(as) Lunáticos(as),

No passado mês de Outubro acabei por não publicar uma atualização do crescente dos meus Blogues e do Facebook, por isso este mês vou tentar resumir ao máximo.

 Começando então pela Videoteca Lunática que em Setembro havia registado 285 visualizações no mês de Outubro teve uma "explosão" obtendo o total de 755 visualizações, já no passado mês de novembro acabou por ter apenas 626 não sendo assim uma quebra demasiado grande.

A Intervenção Lunática também cresceu mas ligeiramente, tendo sido visualizada 313 e 359 vezes nos meses de Outubro e Novembro respetivamente, comparativamente a Setembro com apenas 245. Quanto ao Portugal dos Lunáticos teve uma grande subida de Setembro para Outubro de 585 para 825 visualizações e em Novembro uma quebra acentuada para as 450, se bem que tem razão de ser é que tenho estado com o meu foco tanto na Videoteca como na Intervenção Lunática para que todos os dias possa vos trazer conteúdos e como o tempo não dá para tudo! Mesmo assim não deixo de trazer qualquer coisita também ao aqui ao Portugal.

Para finalizar o Facebook nos últimos 90 dias foi visto 3570 vezes, o que corresponde a um crescimento de 147% face às 980 que havia aqui registado no mês de Setembro. 

Vou continuar a trabalhar para que possam ter mais conteúdos e face ao Portugal dos Lunáticos, não irei parar e se tudo correr como eu espero vão passar a ter mais publicações também em breve, apesar de que até ao momento já se bateu um record nunca em nenhum ano anterior tinha efetuado 59 postagens já a contar com esta.

Mais uma vez volto a agradecer-vos por se tornarem cada vez mais "fãs" deste meu Mundo Lunático.

Até breve


quarta-feira, novembro 26, 2025

Parabéns a Fausto Bordalo Dias

 



Estimados(as) Lunáticos(as), 

Hoje escrevo um pouco sobre este Senhor da música portuguesa, licenciado em Ciências Políticas e Sociais foi aos 21 anos que editou o seu primeiro EP intitulado "Fausto" (1969) nome esse que víria a dar igualmente ao seu 1.º LP em 1970, assim entrou no mundo da música juntando-se posteriormente a José Mário Branco, José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Cília, Adriano Correia de Oliveira e também Manuel Freire. Ao longo da sua carreira editou 10 discos de originais, uma coletânea e um álbum ao vivo dos quais tenho a salientar os álbuns "Por Este Rio Acima"(1982), "Cronicas da Terra Ardente" (1994) e por fim "Em Busca das Montanhas Azuis" (2011) que fazem parte da trilogia "Lusitana Diáspora" e que apesar de muitos anos de diferença entre eles foram assim delineados inicialmente pelo próprio Fausto. O primeiro álbum desta trilogia é baseado nas viagens de Fernão Mendes Pinto relatadas no seu livro "Peregrinação" de 1614, "As Crónicas da Terra Ardente" foi inspirado na História Trágico-Marítima de Bernardo Gomes de Brito datada de 1735. Já o último álbum tem como base a exploração de África pelos Portugueses entre os Séculos XV e XIX, sendo que as letras foram totalmente escritas por Fausto em todos os álbuns.
 Para a memória ficam canções como "Navegar, Navegar",

"A Guerra é a Guerra" que abre a homenagem na Intervenção Lunática, "O Barco vai de saída", "Rosalinda", "Gargalham muito as Sarracenas", entre tantas outras boas músicas deste Músico de Excelência. Tanto "Por este Rio Acima" como "Em Busca das Montanhas Azuis" foram devidamente reconhecidos no 1.º pela crítica como sendo dos mais marcantes da Música Popular Portuguesa e também o 4.º Melhor Álbum da década de 80, já o último da trilogia ganhou os prémios de Melhor Álbum e Melhor Canção para o tema "E Fomos pela água do Rio", ambos atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores.

 Aonde quer que esteja um grande abraço de Parabéns ao Fausto comemoraria hoje 76 anos de idade, aos familiares e amigos um abraço reconfortante pelo dia tão especial que é. Vale a pena recordá-lo.

Até breve.




terça-feira, novembro 18, 2025

Parabéns a Vítor de Sousa


Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo um pouco sobre alguém que faz parte dos nossos bons momentos parte deles ao lado de Herman José, outros ao lado também de grandes atores, ou a sós apenas a declamar poesia algo que faz igualmente muito bem. 
Vítor Manuel da Silveira e Sousa de Araújo, ou apenas Vítor de Sousa, foi em 1965 que começou a sua carreira no Teatro Estúdio de Lisboa, em 1967 atua pela primeira vez no Olympia em Paris onde apresentou o espetáculo "Olimpíadas do Music-hall". 
Em 1974 começa na televisão a fazer também teatro, altura em que o teatro para televisão era assíduo, no Canal público português e único. A partir de 79 começa a trabalhar então com Herman José e também com Nicolau Breyner daqui em diante as participações nos programas de Herman não pararam "O Tal Canal", "Hermanias", "Humor de Perdição" e mais recentemente "Parabéns" e "Herman SIC" foram alguns dos muitos em que participou. Entrou em diversas séries e telenovelas tanto na RTP como por exemplo "A mulher do senhor ministro", SIC e TVI fez também outras séries e telenovelas. 
No dia de hoje comemora mais um aniversário e por isso que o temos Homenageado e iremos continuar a fazê-lo porque merece. Parabéns Vítor de Sousa.




quarta-feira, novembro 12, 2025

Parabéns Cândida Branca Flor

 


Caros(as) Lunáticos(as),


Hoje venho falar um pouco sobre Cândida Maria Coelho Soares para sempre Cândida Branca Flor, foi exatamente há um ano que escrevi sobre ela e não me querendo repetir muito sobre o que já disse anteriormente, mas vale sempre a pena recordá-la e também por isso que na Intervenção Lunática tenho estado a homenageá-la! Reparei agora que as poucas canções que vos tinha deixado por mero acaso estou a partilhar novamente mas desta vez tenho muitas mais para vos deixar claro.

Nascida em Beja mais propriamente em Beringel desde cedo se apaixonou pela música tendo frequentado aulas de canto, já em Lisboa começa a conviver com músicos da época, como António Avelar de Pinho, Carlos Zíngaro ou Nuno Rodrigues entre outros, no Bar Louisiana em Cascais. Entra para a "Banda do Casaco" na década de 1970 em que grava o LP "Coisas do Arco da Velha" e é no segundo tema deste álbum "Romance de Branca Flor" que vai buscar o seu nome artístico Branca Flor, não podia ter escolhido melhor porque a Cândida era mesmo uma maravilhosa Flor. Infelizmente partiu em 2001 aos 51 anos de idade devido aos espinhos que a vida lhe deixou, se assim não fosse talvez hoje nos pudesse estar a contagiar com a sua alegria em Palco, não foi só para gente crescida que cantou foi também para gente mais pequena, nunca a vi sem ser na TV não a conheci mas guardarei para sempre "Cantigas da Minha Escola" que voltarei a recordar no último dia da homenagem na Intervenção Lunática.

Aonde quer que esteja! Parabéns Cândida Branca Flor.

In Portugal Music

sábado, novembro 01, 2025

Parabéns a Carlos Paião


Caros amigos e amigas Lunáticos(as),
Hoje volto a recordar um cantor que marcou e muito a história da Música Portuguesa, Carlos Paião foi de facto um cantor, escritor de músicas incríveis! Umas músicas mais brincalhonas outras mais sentimentais e sérias, mas brincava com bastante facilidade com as palavras e na Intervenção Lunática estamos a recordar algumas das mais belas canções, desde o "Tokratintas" à Cinderela que temos hoje no seu original e uma versão feita pelo próprio Paião e que eu desconhecia! É lamentável que tenha nos deixado tão cedo, se bem que mesmo assim deixou um vasto reportório que não foram só cantadas pelo próprio, Paião escreveu o "Sr. Exterrestre" e que a nossa estimada Amália Rodrigues interpretou, também Herman José e não foi só a canção do "Beijinho" foi também Serafim Saudade e Bamos lá Cambada em que a personagem mítica de José Estebes interpretou ao lado de vários artistas incluindo o próprio do Carlos Paião. Hoje faria 68 anos de idade e as suas músicas perduram no tempo como é o caso de Cinderela e "pó de arroz" por exemplo entre tantas outras. Infelizmente não me vai ser possível deixar muitas mais canções na intervenção Lunática, mas esta homenagem é sentida e muito merecida. 
Obrigado Carlos Paião pelo que de tão bom nos deixaste sabe a pouco podíamos ter tido muito mais, mas a vida infelizmente tem destas surpresas! Parabéns aos seus familiares e amigos por este momento de recordação de um homem inesquecível. 

domingo, outubro 19, 2025

Homenagem Aos GNR By Rádio Comercial

 



Caros(as) Lunáticos(as),

Com tanto material que tenho para vos escrever não resisti ao que acabei de ver no YouTube e que desejo partilhar convosco! Acabei de ver o magnifico vídeo de homenagem aos GNR feito pela Rádio Comercial, uma versão esplendorosa de "Pronúncia do Norte", e que junta artistas de diferentes áreas musicais e gerações de idades, neste vídeo temos a própria da Isabel Silvestre que participou na canção original com Rui Reininho mas temos também Cláudia Pascoal, Marisa Liz, Mafalda Veiga, Carlão, Capitão Fausto, Mariza, Rita Redshoes, Carminho, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Miguel Ângelo, Tim, Camané, entre tantos outros e só neste bocadinho temos já uma boa diversidade de músicos maravilhosos! Não só os GNR estão de parabéns pelos seus 45 Anos de carreira, mas também a Rádio Comercial que ao longo de mais de um mês esteve na zona norte do País a fazer as filmagens deste magnífico vídeo. 



sexta-feira, outubro 17, 2025

Parabéns a António Calvário

 


Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo-vos um pouco sobre António Calvário, nascido em Moçambique cedo veio para Portugal tinha 8 anos, posteriormente vem então para Lisboa fazer o Liceu e começa então a ter aulas de canto com a sua prima avó Corina Freire também ela cantora. Em 1957 ingressa na Emissora Nacional e 3 anos mais tarde é aclamado no Festival da Canção Portuguesa com o tema "Regresso", grava o seu primeiro EP (Extended Play) intitulado "O Papá e a Mamã" e que conta com a colaboração de Maria de Lourdes Resende e que se voltaria a repetir no ano seguinte com "Carnaval do Estoril", também em 1961 é coroado pela primeira vez como o Rei da Rádio.

Não tirando mérito aos restantes temas de António Calvário mas é com "Oração", "Mocidade, Mocidade" e "Chorona" que ajudam-no a ficar marcado para a História da Música Portuguesa, pois são 3 temas muito maravilhosos e que ainda hoje valem a pena serem ouvidos, claro está que os irei trazer brevemente na Intervenção Lunática para que os possam "degustar".

António Calvário da Paz (seu nome completo) foi e ainda hoje é também ator, entrou em filmes e peças de teatro, como cantor editou vários Singles, EP's e também LP's, colaborou não só com Maria de Lourdes Resende mas também com Simone de Oliveira gravando um EP com versões do filme "My Fair Lady", grava também com o Quarteto Paraguaio Los Guaireños.

No mundo do teatro e cinema cruzou-se com os já saudosos Nicolau Breyner, Milú, Hermínia Silva e mais recentemente também com Luís Aleluia, é ainda hoje um homem que não quer parar de trabalhar e ainda bem, pois queremos o António Calvário para sempre nos nossos corações.

Hoje completa mais um aniversário e em simultâneo estamos a iniciar uma merecida "Homenagem" na Intervenção Lunática a este grande artista, que nos representou além fronteiras numa época em que se tinha que ter cuidado com o Lápis Azul fosse aonde fosse, pois não havia perdão para se falar de certos temas! 

Neste dia que eu espero que seja muito especial os meus votos de Parabéns por este dia e que se volte a repetir mais uns tantos anos com muita saúde e felicidade oferecendo-nos o que de melhor sabe fazer.

Obrigado António Calvário.




quinta-feira, outubro 09, 2025

Parabéns a Pedro Burmester

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo um pouco sobre aquele que é um dos melhores pianistas portugueses da atualidade Pedro Burmester. Burmester nasceu precisamente há 62 anos no Porto e aos 10 estava já a dar o seu primeiro Recital e até aos dias de hoje não parou, fez o Conservatório com nota de Excelência e aperfeiçoou-se nos Estados Unidos e na Áustria, vencedor de diversos prémios já foi solista nas mais diversas Orquestras pelo mundo fora e partilhando palcos com vários Maestros Nacionais e internacionais.


Em 1987 grava o seu primeiro álbum com obras de Robert Schumann e de Franz Schubert e até hoje já editou um total de 18 discos a solo, já nos palcos tem atuado com regularidade com outro grande pianista o Mário Laginha.

Foi membro das Comissões de Instalação e de Execução da Sociedade Porto 2001, desenvolveu ainda anos antes o projeto da Casa da Música onde foi diretor artístico e de educação durante o Porto Capital da Cultura. Recebeu prémios e condecorado com o Grau de Cavaleiro de Santiago de Espada e posteriormente como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, merecendo justamente todas estas premiações e com toda a certeza merece muitas mais por elevar o nome de Portugal além fronteiras.

E porque hoje é um dia muito especial um grande abraço de Parabéns a Pedro Burmester por mais um aniversário, os votos de muita saúde e felicidades a nível pessoal e profissional.

Até breve 😉.

PS.: A foto foi retirada do site Setúbal Mais

domingo, setembro 28, 2025

Parabéns a Tony de Matos

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo porque se fosse vivo António Maria de Matos, para sempre conhecido como Tony de Matos ou até mesmo por Cantor Romântico, faria exatamente hoje 101 anos mas deixou-nos muito cedo com 64. Cantor de voz única não se ficou só por Portugal e em 1953 embarca para o Brasil onde não só foi convidado para programas de Televisão e Rádio mas também para a gravação de 4 EP's de 78RPM, tendo ficado por lá durante 6 meses. 


Tony de Matos viaja posteriormente por outros tantos países como a vizinha Espanha, Itália, Moçambique, Angola, Líbano, Egipto entre outros. Cada canção seu sucesso e apesar de não ser muito longa a sua carreira mas foi efetivamente marcada por inúmeros êxitos dos quais serão alguns apresentados na nossa Intervenção Lunática

Em breve voltaremos a falar um pouco mais de Tony de Matos, neste momento para sua família e amigos um abraço de parabéns por esta data que ficará para sempre na história da nossa música.



sexta-feira, setembro 26, 2025

Parabéns Isaac Nader e Pedro Pablo Pichardo

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Apesar de já ter passado uma semana hoje escrevo com orgulho no País que é Portugal e em 2 Portugueses que apesar de naturalizados como tal, mas ambos trouxeram Ouro para este país. Nader na passada Quarta feira dia 17 após fazer a final dos 1500 Metros fez com que a nossa Bandeira Nacional subisse mais alto e no Sábado foi a vez de Pichardo no Triplo Salto também erguer ao máximo a nossa bandeira, sendo que Pichardo é pela 2.ª vez consecutiva CAMPEÃO DO MUNDO (não é para qualquer um!). Hoje a European Athletics nomeou tanto Isaac como o Pedro candidatos a virem a ser os melhores da Europa numa lista de 10 candidatos. Ambos estão de Parabéns por este feito e que vença o melhor Atleta Europeu e de preferência que seja um dos Portugueses.

Até breve 😉







sábado, setembro 20, 2025

Parabéns João Pedro Pais

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Como já se terão apercebido tenho estado a "homenagear" João Pedro Pais com aquelas que são das suas melhores canções, infelizmente não vai dar para muito mas o que interessa é mostrar um pouco do que é o João Pedro Pais e hoje escrevo também um pouco sobre ele.

João Pedro Pais nasceu em Lisboa e teve de estudar na Casa Pia de Lisboa, onde viria a estudar artes, uma das suas paixões terá sido mesmo a nível do desporto em que por diversas vezes foi campeão de Luta Greco-Romana, também conhecida como Wrestling, não conseguindo conciliar o desporto com a música. Em 1995 faz o seu último combate no Rio de Janeiro aonde fica em primeiro lugar. Só em 1997 é então editado o seu primeiro álbum e estando já João Pedro Pais habituado a ganhar nada melhor que o seu álbum "Segredos" ser também campeão de vendas, fundamentalmente pelos temas, "Ninguém (é de Ninguém)" e  "Louco (por ti)", ao longo da sua discografia tem tido enormes sucessos como por exemplo "Tudo bem", "Nada de nada", "A Palma e a mão", " Um volto já" entre outros temas. E por falar em " Um volto já" está a partir de hoje disponível na Intervenção Lunática e com direito a Videoclip original. Já com 20 anos de carreira João Pedro Pais editou já este ano um novo álbum de originais "Amigo Improvável".

João Pedro Pais completa hoje 54 anos, os meus Parabéns e que tragas muitos mais êxitos para apreciarmos. Forte abraço.



segunda-feira, setembro 15, 2025

Chegámos às 13000

 


Depois de 18 anos para chegar às 10000 visualizações hoje congratulo a todos que tem passado apenas e só pelo Portugal dos Lunáticos por termos chegado tão rápido às 13000 visualizações totais. Mensalmente temos vindo a crescer continuaremos a crescer para que até ao final deste ano pelo menos possamos chegar às 15000, em relação à Videoteca e à Intervenção iremos igualmente crescer dentro dos possíveis também.

Parabéns ao Portugal dos Lunáticos e a todos os Lunáticos e Lunáticas que nos cheguem um grande bem haja.


A foto foi elaborada através de Inteligência Artificial pelo Gemini da Google


sexta-feira, setembro 05, 2025

Parabéns Nuno Guerreiro

 

Caros Lunáticos,

Hoje escrevo-vos sobre Nuno Guerreiro recentemente falecido e pertencente aos Ala dos Namorados, ficará para sempre na nossa memória sua voz única e magnifica como todas as suas canções! Hoje inauguramos uma justa homenagem na Intervenção Lunática e para começar nada melhor que a "História de Zé Passarinho" do segundo álbum da banda intitulado "Por Minha Dama" editado em 1995.

Nuno Guerreiro é um Contratenor o que lhe permite cantar de tudo sem exceção e até ópera! Foi descoberto num espetáculo de Carlos Paredes por João Gil e Manuel Paulo para integrar então os Ala dos Namorados cujo nome tem haver com a Batalha de Aljubarrota em que os Portugueses venceram os Castelhanos e uma das Alas a favor do Reino Português tinha essa designação por ser composta por combatentes jovens.

Os Ala dos Namorados fizeram e continuarão para sempre a fazer furor com as suas músicas, como por exemplo "Solta-se o Beijo" gravada ao vivo com a também já saudosa Sara Tavares.

Onde quer que esteja este maravilhoso artista de voz única um grande abraço de Parabéns faria hoje 53 anos.

Voltarei em breve a falar um pouco mais sobre ele.






Nuno Guerreiro in Revista Flash






Nuno Guerreiro in Fama TV




Nuno Guerreiro in V+ TVI


Lisboa (IN)Glória

 

É sempre com tristeza que sabemos de más notícias e ontem dia 3 não foi exceção! O funicular da Glória descarrilou e acabou por embater num prédio, ao embater no prédio terá "capotado" e infelizmente trouxe um número significativo de vítimas mortais entre eles o próprio Guarda-Freio do veículo, não seria de se esperar outra coisa infelizmente (não desejo mal a ninguém), mas a verdade é que vai no comando tendo apenas um banquinho para se sentar e não tendo qualquer tipo de proteção em caso de acidente que não seria suposto acontecer. Sim é um funicular e não Ascensor ou Elevador isto porque e apesar de sempre lhe chamarmos de elevador da Glória mas não está totalmente correto porque há diferenças! Enquanto que um elevador ou ascensor serve para fazer subir ou descer pessoas, mercadorias ou que for mas de forma totalmente vertical como num edifício já os Funiculares são considerados um meio de transporte que servem para subir e ou descer em planos com inclinação como a Calçada da Glória segundo o Dicionário da Porto Editora e qualquer outro dicionário! Não se trata de lições de Português que pretendo, mas sim lamentar tal acontecimento e muito já foi escrito e falado como tal também tenho o direito de dar a minha opinião sobre o assunto!

Não há dúvida que houve falha humana e não terá sido do Guarda-freio que esse não tendo culpa acabou por também perder a sua vida! O que aconteceu para mim é simples o cabo que "ajuda" a carruagem a ser puxada partiu-se e daí ter vindo a toda a velocidade por ali abaixo até ter algo onde parar e no caso foi contra um prédio! Felizmente que daquele lado não estava ninguém a passar se não as vítimas mortais seriam ainda mais! Agora vamos ter de saber o que realmente aconteceu após o cabo ceder e ganhar velocidade numa descida como aquela será que o sistema de travagem efetivamente estava em condições? Será que ao tentar fazer uma travagem dita "normal" seria suficiente para bloquear automaticamente a velocidade? Eventualmente não poderia vir a derrapar e com a fricção das rodas no carril poder incendiar e fazer com que o número de mortos fosse maior? Será que em vez de acionar o sistema "normal" de travagem o guarda-freio puxasse do travão de emergência e ao travar tenha efetivamente a composição tocado no chão e se virado? Não estou a tentar julgar as culpas para cima de quem efetivamente não as tem, mas acho que seria de importância saber-se o que efetivamente aconteceu até ao momento do embate! Pode até eventualmente o guarda-freio ter caído com a velocidade e não ter conseguido fazer mais nada? Honestamente o que eu acho e não percebendo nada do assunto é que efetivamente possa ser a opção do travão de emergência que possa ter feito levantar a parte traseira e a da frente tocar no chão e capotar! Quanto a mim seria a possibilidade daquele homem de tanta responsabilidade teria para evitar o pior e volto a referir se é que teve essa possibilidade.
Vamos agora aguardar pelos relatórios das entidades competentes para ver o que dizem! Quanto há manutenção do Funicular? Talvez seja a principal responsável e quanto a isso, não percebendo do assunto, fica a desejar como é que no próprio dia em que se dá este acidente, houve uma vistoria e não se detetou nada? Aliás já em 2018 este mesmo funicular teve também um descarrilamento mas não tão grave e do qual ficou inativo durante 1 mês, para variar nada foi feito pela segurança de quem o utiliza seja cidadãos que morem na zona como dos turistas que gostam de utilizar!

Esta é apenas a minha opinião e que poderá não estar de todo correta, mas é a minha opinião e vamos ver o que dizem os relatórios. Quando se souber o veredicto cá estarei para me pronunciar novamente sobre o assunto.

Desde já resta-me deixar as minhas condolências a todas as famílias e amigos de todas as vítimas, já os que ficaram com ferimentos as vossas rápidas melhoras. Não será fácil de ultrapassar tão grande trauma que vos vai carregar para o resto da vida, pelo que será bom que tenham todo o apoio daqueles que vos amam.

Até breve.


terça-feira, setembro 02, 2025

Parabéns a Mário Mata

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje venho falar-vos um pouco de Mário Mata já que hoje é um dia especial e daí a nossa homenagem que temos estado a fazer na Intervenção Lunática e muito merecida. Quem não se lembra por exemplo de "Não há nada pa ninguém", ou "Somos Portugueses (mas temo-los no seu Lugar)" de 1994 que hoje relembramos, "Então ò Zé" são apenas das melhores músicas de Mário Mata e vivem durante décadas.

Nascido em Luanda no ano de 1960 vem para Portimão 14 anos mais tarde durante o mês de Agosto, já nos anos 80 pela mão do grande Sr. da Rádio e da Televisão Júlio Isidro que aparece pela primeira vez para se dar a conhecer a todos os Portugueses no programa de então "Febre de Sábado de Manhã". A partir de 1981 começa a gravação do seu 1.º LP "Não há nada pa ninguém" onde além do tema que dá nome ao disco temos também "Não te cures não", "Sonata N.º 10 (Em Azul) Da má vida" ou "Eras tu era eu eras tu e eu" entre outras, até hoje já editou vários álbuns mas assume a sua preferência pelos palcos.

Em breve voltaremos a falar sobre este grande Homem porque merece. Por agora resta-me deixar aqui um abraço de Parabéns de outro Planeta e muitas felicidades.


Até breve



Mário Mata in Arquivos RTP


Mário Mata in Jornal de Abrantes e Sábado.PT




segunda-feira, setembro 01, 2025

Os 3 Lunáticos continuam a crescer

 

Caros amigos e amigas Lunáticos(as),

É com a maior satisfação que vejo os 3 blogues a crescer e saber que não são visualizados só em Portugal mas em TODO O MUNDO, desde o início do Portugal dos Lunáticos que é mais visto nos Estados Unidos e em Singapura respetivamente e Portugal está no 3.º Lugar. Mais informo de que as Publicações mais vistas são "O Adeus a Angélico Vieira" datada de 28/06/2011 com 92 Visualizações, em segundo estão as Publicações "Parabéns Zeca Afonso" de 2/08/2025 e "Adeus Jorge Costa" de 5/08/2025 ambas com 79 e só com um mês arrebataram o recorde de tantas visualizações. Já em 3.º Lugar há novo empate tanto "Texto de Daniel Oliveira" publicada a 17 de Junho de 2013 como "Contrato Milionário na EDP Renováveis" de 21 de Novembro de 2011 estão ambas com 67 visitas. No mês que ontem terminou o Portugal dos Lunáticos registou ao todo 1067 visualizações, foram mais 371 do que no mês anterior o que é EXCELENTE.

Em relação à Intervenção Lunática teve em relação ao mês de Agosto contabilizou um total de 516 visitas apenas 67 visitas a mais que no mês de Julho, sendo que as postagens com mais olhares dos nossos estimados Lunáticos são "Já Nasceu" no caso a primeira de todas datada de 28/05/2010 com 71 visualizações, logo a seguir vem "Homenagem a Zeca Afonso [Parte 7]" de 4 de Agosto deste ano com 42 e em 3.º Lugar vem "Homenagem a Rão Kyao [Parte 1]" de 16/08/2025 com 23 Visitas.

Por fim vamos à nossa Videoteca que contabilizou 324 visitas no mês que findou e que representa um crescimento de mais 72 visualizações em relação ao mês anterior. As mais vistas desde sempre são então "Um Bom Natal e um Próspero Ano Novo" de 18 de Dezembro de 2007 totalizou até hoje 32 visitas, logo a seguir vem "Um Bom dia com Mokambo (Parte 3)" com 26 e  publicada a 23 de Julho deste corrente ano por fim temos "Anúncios Antigos - Olá Gelados [Parte 9]" de 13 de Agosto e com 23 visualizações. Também o Facebook Portugal dos Lunáticos Zeca também tem estado a crescer cerca de 980 visualizações em 90 dias é FANTÁSTICO.

Estamos todos de Parabéns não só eu mas todos os que vão seguindo estes três Blogues criados e trabalhados apenas por uma pessoa só e mais ninguém ao longo destes anos todos. Não é fácil mas tudo farei para continuar ainda com mais força este trabalho de 18 anos, porque os meus Lunáticos e as minhas Lunáticas assim o merecem.

Podem e devem comentar tudo o que quiserem sem problema algum, podem e devem também sugerir o que pretenderem que eu estarei à vossa disposição para o que quiserem.


Obrigado a todos e a todas do fundo do meu coração Extraterrestre por fazerem parte da minha vida.


Forte abraço para todos sem exceção.

sábado, agosto 23, 2025

Parabéns Rão Kyao

 

Na continuidade da Homenagem que tenho estado a fazer na Intervenção Lunática a um dos maiores músicos de sempre deste País Rão Kyao escrevo hoje um pouco sobre o próprio. 

João Maria Centeno Gorjão Jorge ficou conhecido por Rão Kyao, nascido em Lisboa em 1947, iniciou-se oficialmente no mundo da Música em 1975 mas já na década de 60 começa a tocar ao vivo em inúmeras casas como por exemplo Hot Clube de Portugal entre outras como Saxofonista. Inspirado inicialmente pelo Jazz começa a desembarcar também em Espanha, França, Holanda, India, Japão e Canadá tendo na altura até a viver em França aonde iniciou os estudos em música Indiana.

Desde 1976 começou a gravar os seus discos e nunca mais parou são inúmeros os discos de Estúdio, alguns dos quais revisitámos nesta homenagem, outros tantos ao vivo e mais uns de colectâneas do seu melhor. 

Em breve voltaremos a falar deste maravilhoso artista, desde já com muito carinho um grande abraço de Parabéns ao Rão Kyao e que nos continue a brindar com a sua boa música.





terça-feira, agosto 19, 2025

Festas da Malveira da Serra 2025 (Dia 1)

 

Caros Lunáticos, 

Hoje escrevo-vos sobre o primeiro dia das Festas em Honra da Nossa Sr.ª da Assunção na Malveira da Serra, uma das Freguesias de Alcabideche, foi no passado dia 8 do corrente mês que se abriram as portas e para começar nada melhor do que um concerto com José Cid! É verdade José Cid esteve no Malveira Arena e anunciou que iria ser um concerto inesquecível, pois eu diria mais foi Inesquecível, Maravilhoso, Arrebatador, Extraordinário e todos os adjetivos de bons que se possam incluir! Foram aproximadamente 2 horas da melhor música que Cid fez até hoje visitando também algumas músicas do seu mais recente álbum "Depois logo se vê" de onde cantou por exemplo "De Ditadores está o Cemitério cheio", mas não veio sozinho pois trouxe como convidado mais do que Especial Mário Mata para quem não o conheça talvez "Não há nada pa ninguém" diga alguma coisa apesar de ser uma música da década de 80 mas é de longe uma das músicas que mais marcaram ao longo destas décadas além de outros êxitos que Mário Mata tem como por exemplo "Não te cures não" do mesmo álbum ou até mesmo "Então Ò Zé"! Como se não bastasse estava no meio do publico João Grande dos Taxi e que foi chamado ao palco para cantarem precisamente "Então Ò Zé" digamos que é um Trio Fantástico um autentico Jackpot e como referi foi um concerto muito mais do que inesquecível! Cid fez cerca de 2 horas de "Festa" e sem pausa alguma o que é notável para um ARTISTA com a idade que tem, merece ser mais bem amado por todos nós e incluindo quem nos governa, quando ele diz que o Quarteto 1111 foi a 1.ª banda a fazer uma canção anti racismo não está a dizer nenhuma mentira mesmo que só a nível Nacional mas mesmo a nível Internacional admito que também possam ter sido pioneiros só vendo mas em 1970 mal se falava em racismo como nos nossos dias por isso sim é verdade claro.´

Depois de Cid houve ainda o concerto dos Ideiafix, uma boa banda de covers de músicas de baile cantando músicas de José Malhoa entre outros algo de muito diferente é certo relativamente ao concerto anterior é óbvio mas não deixou de ser bonito ver o pessoal a dançar.

Deixo-vos com algumas fotos destes 2 eventos cedidas pelo meu amigo Sérgio

Em breve venho falar-vos do 2.º dia sabem com quem? Queen on the Rocks uma banda de Tributo aos Queen e ainda os Alcoolémia quem não se lembra de "Não sei se mereço"!


Até breve ;) 












  


terça-feira, agosto 05, 2025

Adeus Jorge Costa

Caros(as) Lunáticos(as) 

É com enorme pesar que escrevo hoje, soube há pouco que um dos Campeões Europeus de 2004 partiu sem avisar! Jorge Costa ou o Bicho como também era conhecido partiu hoje à tarde, foi não só um jogador do F. C. do Porto mas também da Seleção Portuguesa e que muito contribuiu enquanto jogador! Não há palavras para o que um adepto isento possa estar a sentir neste momento de enorme tristeza. Juntar-se-á agora ao Bi bota (Fernando Gomes), ao seu antigo Presidente Pinto da Costa, ao Diogo Jota e a outros tantos que já nos deixaram como por exemplo o Miklos Fehér que na altura estava já a representar o Clube da Luz. 
Desejo a todos os amigos, familiares e adeptos do F. C. Porto as mais sentidas condolências.

Até sempre Jorge Costa.



                                                                          



sábado, agosto 02, 2025

Parabéns Zeca Afonso

 

Caros(as) Lunáticos,

Não foi assim há muito tempo que demos os Parabéns ao sobrinho de José Afonso (o João Afonso), hoje é a vez do próprio o nosso para sempre inesquecível Zeca Afonso que se fosse vivo faria exatamente 96 anos. 

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nascia em Aveiro numa Sexta-feira e decorria o ano de 1929, filho de Magistrado e de Professora Primária. No ano seguinte seus pais tiveram que embarcar para Angola, já que o seu pai José Nepomuceno Afonso dos Santos havia sido colocado como Delegado do Procurador da República em Silva Porto (atualmente designada de Kuíto), confiado a seus tios mas em 1933 embarca também para junto dos seus pais a pedido de sua mãe Maria das Dores Dantas Cerqueira durante os 3 anos seguintes.

Já no liceu em 1940 conhece então António Portugal que tocava Guitarra Portuguesa e Luíz Goes (médico e cantor) e começariam nessa altura com as Canções e Baladas de Coimbra, sendo só em 1953 que começaria a gravar os primeiros singles ainda a 78 Rotações por Minuto (RPM) e a começar o seu legado que já mais poderá ser esquecido. José Afonso cantou de tudo um pouco com bases instrumentais inesquecíveis muitas delas também baseadas nas sonoridades do Continente Africano, todas as músicas que Zeca nos deixou são autenticas relíquias e que o tempo nos deverá de as guardar muito bem.


Aonde quer que esteja muitos Parabéns por este dia, grande abraço cheio de saudades da sua pessoa, que não o tendo conhecido pessoalmente mas do que vi seria uma pessoa adorável.

O texto foi baseado em informações da Wikipédia, do Site da Fundação José Afonso e da Meloteca.


Continuaremos a homenagear o nosso estimado Zeca na Intervenção Lunática hoje podemos ouvir o "Tecto na Montanha" do álbum Cantares do Andarilho de 1968.

Até breve  

sexta-feira, agosto 01, 2025

3 Lunáticos sempre a Crescer

 


Caros(as) Lunáticos(as),

Venho por este meio agradecer-vos pelo crescimento que têm estado a dar não só ao Portugal dos Lunáticos como também à Videoteca Lunática e Intervenção Lunática. Comecemos já pela Videoteca que renasceu a 8 de Julho e se antes de voltar já tinha 89 visualizações terminou o mês de Julho com 252, nunca esperei que pudesse ter esta "explosão" no 1.º mês, uns dias com mais visualizações do que outros o que é normal! Já a Intervenção teve 449 Visualizações e neste primeiro dia de Agosto neste preciso momento já conta 40, por fim o Portugal dos Lunáticos que se manteve sempre minimamente ativo, se a 8 do mês que terminou ontem já tinha 246 findou com 696! Neste momento o Portugal já foi visto 106 vezes apenas e só hoje. Não podíamos ter terminado tão bem o mês de Julho e ter começado ainda melhor Agosto!

Em termos das localizações de aonde somos vistos/Lidos tanto a Intervenção como a Videoteca são em Portugal (nada de extraordinário!), mas o Portugal tem sido visto fundamentalmente nos Estados Unidos da América e em Singapura nos últimos 3 meses e o nosso País está em 3.º Lugar.

Obrigado a todos e a todas sem exceção por este tão bom contributo e eu vou continuar o trabalho árduo de manter esta família ativa e com conteúdos variados.


Até breve.

Abraços e beijinhos para todos(as).

terça-feira, julho 29, 2025

Pedro Bello Hediondo E Sem Moraes

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje venho falar de uma situação ocorrida a 10 de Julho na CNN Portugal que é só insólita!

Pois bem no CNN Meio-Dia, telejornal transmitido entre as 12 horas e as 15 que a situação aconteceu e foi mais precisamente pelas 12:50 que tudo aconteceu! Pedro Bello Moraes jornalista da atual CNN Portugal (ex-TVI24) entrou em total conflito com o seu convidado e comentador o sr. Major General Carlos Branco quando este comentava a situação da Guerra na Ucrânia, começou a fazer umas perguntas sem nexo algum em tentar contradizer o Major General e a dizer coisas que não disse! Se isto é jornalismo então estamos mal! Se se bem recordam também Manuela Moura Guedes desapareceu do ecrã por ser um "pouco parva"! E portanto este jornalista de trazer por casa também carece do mesmo efeito "mágico" de o fazerem desaparecer dos ecrãs, porque um comentador o que vai fazer a um telejornal é dar a sua opinião caso contrário não se está a comentar nada mas sim a debater e foi o que aconteceu! O jornalista deve de transmitir as notícias mas tem de pesquisar se as notícias que vai dar são reais ou não e tem que haver fontes para que a notícia seja credível, nos comentário tem que ouvir e calar para a opinião que está a ser transmitida o que não foi o caso ripostou! Deve sim fazer questões de acordo com o que está a ser analisado e opinado claro que sim, mas não deve de ripostar o que quer que seja com quem quer que seja, porque o jornalista tem de ser neutro em qualquer assunto e não o sendo então não é jornalista. Um jornalista fazer um "contraditório" do que se está a opinar? Volto a frisar não era suposto ser um debate além de haver necessidade de alguém para o moderar e que no caso não seria este Pedro Bello Moraes porque no fundo estava também ele na pele de mero convidado!

Se isto é ser CNN muito honestamente discordo porque se a TVI 24 era a trampa que era então a única coisa que mudou foi mesmo o nome do canal porque a merda continua a mesma e parece a CMTV.


Pedro Pouco Bello Mas Hediondo E Sem quaisquer Moraes para continuar como Jornalista.

Deixo-vos o link para o jornal em causa e poderem comprovar o tom "gozativo" e arrogante com que este espécime de jornalista esteve neste momento de comentário e em direto!


Até breve


https://cnnportugal.iol.pt/videos/cnn-meio-dia-11h56-10-de-julho-de-2025/686fb2b20cf20ac1d5f34083

quarta-feira, julho 23, 2025

Parabéns a Amália Rodrigues

 

Caros Lunáticos,

Se eventualmente a Sr.ª D. Amália Rodrigues fosse viva completaria hoje 105 anos, estamos hoje no terceiro dia de homenagem a tão grande Senhora, que levou em alturas difíceis tão longe o nome de Portugal. Terá sido das primeiras das primeiras artistas portuguesas a pisar o palco da maior sala de espetáculos de Paris, o Olympia do qual chegou mesmo a ser vedeta principal entre 17 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 1957, tal sala que não era para qualquer artista mas Amália chegou e conquistou os Parisienses. Atuou ainda no Casino de Copacabana em 1944, Teatro Republica, no Ritz em Londres, no Chez Carrère em Paris, Teatro Argentina em Roma, no La Vie en Rose de Nova Iorque entre outras grandes salas do momento. Amália foi também atriz em filmes como "Capas Negras" ou "Fado, uma História de uma Cantadeira" ambos de 1947.

Nos dias que correm temos tido ao sabor da RTP o privilégio de recordar como eram as tertúlias em casa de Amália, precisamente o nome do respetivo programa "Em Casa D' Amália" que já vai na 5.ª Temporada e sempre apresentado por José Gonçalez que todas as semanas leva sempre vários artistas sendo que neste momento está de novo no formato ao vivo pelo País fora.


Muitos Parabéns e obrigado por tudo que nos deu Amália Rodrigues, estará para sempre no coração do povo Português.


Até breve

domingo, julho 20, 2025

Feliz dia do Amigo

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Meus amigos e minhas amigas, hoje é o dia do Amigo para mim não é preciso ter um dia especifico para os amigos, porque o dia do amigo é sempre que um homem quiser como o Natal! Não sei propriamente para que serve este dia porque o verdadeiro amigo está sempre no nosso coração, no nosso pensamento e às vezes lembramos que lhe temos de falar com ele mas pelos mais diversos motivos das nossas vidas deixamos passar o contato hoje, amanhã, depois! Mas verdade seja dita que quando o fazemos ele está lá pode também não atender no imediato mas sabemos que ele nos retribui a chamada pode não ser no próprio dia mas faz!

O amigo é aquele que nos ajuda quando mais precisamos e não falo em termos financeiros! Na doença por exemplo que nos ajuda a ir aqui ou ali quando não temos forças para irmos sozinhos ou até mesmo quando estamos "lesionados" e que temos igualmente dificuldades em nos deslocarmos, seja porque torcemos o pé e mal podemos por o pé no chão, porque estamos de tal maneira engripados e vai-nos buscar qualquer coisa que seja precisa entre tantas outras coisas!

Às vezes não precisamos de ter muitos amigos, basta termos 1 e bom para que nos encha o coração com o que uma boa e autentica amizade nos pode dar! Se este mundo fosse feito com boas amizades com certeza que não teríamos a Guerra na Ucrânia nem na Palestina, porque bastaria que Putin fosse amigo de Zelensky e que Netanyahu andasse aos abraços com o Hamas, bem sei que o Hamas é um grupo organizado que "governa" a Palestina mas que nem todos estarão de acordo como são governados mas são obrigados a aceitar caso contrário são rapidamente reféns e mortos. 

Acho uma autentica idiotice não se apoiar o povo da Palestina, visto que de certeza muitos gostariam de um País livre! Palestina, Israel são no fundo locais por onde Jesus Cristo terá passado e já na sua época havia guerra por isso o terem crucificado! Será que até hoje não se aprendeu nada! Sobretudo porque se mata ao desbarato pessoas sem culpa alguma! Que raio de mundo é este? Crianças a morrerem à fome por a ajuda não lhes chegar porque um canalha como Netanyahu não permite que essa ajuda chegue a quem necessita!

Vamos ser todos amigos Porra! Acabem com as Guerras antes que seja tarde de mais, acabem com as descriminações rácicas, vamos dar de comer, vamos dar um teto, vamos dar AMOR a quem precisa.

De certeza que Jesus não queria nem quer este Mundo como ele está virado de pantanas! Aonde é que Ele está? Só Ele poderá acabar com as guerras!


Feliz DIAS dos Amigos

terça-feira, julho 08, 2025

Parabéns João Afonso

 



Caros Lunáticos,

Hoje escrevo sobre um dos Grandes Nomes da música portuguesa, sobrinho de um grande senhor chamado José Afonso, João Nepomuceno Baltazar de Lima faz hoje 60 anos. Tem feito carreira atualmente pela Galiza pelo menos o que é pena porque mais uma vez Portugal mostra o seu valor na cultura!

O seu primeiro álbum "Missangas" juntamente com o tema "Carteiro em Bicicleta" diria que foi uma explosão de sucesso (no bom sentido claro!), seguiu-se também Barco Voador em 1999 e em 2002 Zanzibar. Posteriormente já em 2013 edita o álbum "Outra Vida", "Sangue Bom" no ano seguinte e em 2021 o álbum "Livros" sempre com a participação do seu irmão António.

Muitos parabéns João Afonso e a partir do dia 11 começarão 8 dias de homenagem ao próprio com algumas das suas músicas na nossa Intervenção Lunática.


Até breve


Foto do Site RTP.PT

Videoteca Lunática regressa em peso

 

Caros Lunáticos,

Como havia prometido também a Videoteca Lunática estará a partir de hoje de regresso, a comemorar hoje 18 aninhos iremos trazer muitas e boas recordações e sim em formato de vídeo, desde anúncios e eventualmente também recordações de séries que marcaram gerações.

Espero que com este novo arranque a Videoteca venha a fazer o mesmo sucesso que Portugal dos Lunáticos neste momento está a fazer e desde já que neste momento já conta com 246 visualizações e ainda estamos no início deste mês (sim 246 só este mês), já que o mês de Junho teve 496 o melhor resultado desde sempre. A Intervenção Lunática está para já bastante abaixo mas mesmo que a Videoteca tivesse o sucesso da Intervenção também não seria mau visto que neste momento e estamos a princípio do mês e também já conta com 89 visualizações (só este mês) e no mês anterior contou com 241.


Fiquem atentos hoje às 22:41, a hora que há 18 anos se iniciava, vamos ter o primeiro vídeo publicado, espero que gostem e podem deixar comentários e sugestões.

Parabéns Videoteca.

domingo, julho 06, 2025

Em 24 Horas 4 Lutos

 

Foi com grande surpresa que soubemos dos falecimentos de Diogo Jota e seu irmão André Silva na passada quinta feira, na sexta em dia de seu aniversário por paragem Cardiorrespiratória também Luís Jardim nos deixou ao completar 75 anos, nesse mesmo dia víria também a falecer a fadista Maria da Nazaré. Nome que se calhar poucos se lembrarão mas também ela teve carreira Internacional à semelhança de Luís Jardim que participou na produção e também como músico de grandes nomes internacionais como por exemplo Sir Elton John, George Michael, Tina Turner, Seal, Robbie Williams, Grace Jones entre outros, por cá participou em alguns álbuns de Rui Veloso como por exemplo Lado Lunar, também no início de carreira de João Pedro Pais produziu 4 dos seus álbuns. Voltando a Maria da Nazaré talvez nos tenhamos esquecido dela, para que viajasse por outros mundos e como infelizmente é nosso apanágio! Vencedora de 2 Grande Noites do Fado na década de 60, fez parte do elenco do Programa radiofónico da Emissora Nacional "Serão para Trabalhadores". Viajou por Bélgica, Espanha, Reino Unido, Finlândia, Dinamarca, etc. Gravou por exemplo Maria da Cruz, Quem me dera ser o fado, Lisboa Antiga, Marcha de Santo António entre outros. 

Espero que não só o Diogo Jota e André Silva possam ser justamente homenageados mas também Luís Jardim e Maria da Nazaré porque todos o merecem por terem dado ao mundo um pouco do nosso Portugal seja no futebol, seja na música todos são artistas todos merecem o nosso carinho viu-se pelos funerais dos manos Silva a multidão grata pelos seus trabalhos.


A todos vós muito obrigado, as sentidas condolências às respetivas famílias e amigos.


Até breve.

quinta-feira, julho 03, 2025

Até breve André e Diogo Silva

 

Foto de A Bola.pt

Foi com enorme surpresa que soube do falecimento do Diogo Jota e ligeiramente depois do seu irmão André Silva, não tenho palavras para descrever esta dupla perda, mas acredito que para os seus familiares e amigos tenha sido bastante doloroso, sobretudo para os pais que não bastaria perderem apenas um dos filhos perderam 2, a mulher de Diogo com quem se havia casado à cerca de 10 dias também não será fácil para ela ficar agora com 3 filhos menores sozinha. 

Desejo a toda a família, amigos e colegas de profissão os mais sentidos pêsames por esta lamentável perda destes 2 grandes jogadores "Made in Portugal", apesar de não os ter conhecido pessoalmente também eu fiquei bastante consternado com a notícia.


Forte abraço e até breve.

domingo, junho 29, 2025

Vítor de Sousa

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo sobre enigmático Vítor Manuel da Silveira e Sousa de Araújo, mais conhecido por Vítor de Sousa, além de Ator ele também declama e muito bem Poesia! Durante longos anos participou em vários programas do grandioso Herman José "Tal Canal", "Hermanias", "Humor de Perdição" entre outros mas, quem não se recorda das "Entrevistas Históricas" no programa da RTP "Parabéns" em que Vítor de Sousa entrevistava Personalidades que marcaram a História de Portugal interpretadas pelo querido Herman.

Vítor de Sousa encontra-se com depressão e ao que consta está como que "desaparecido", pois não fala com os seus amigos de longa data e colegas de profissão! Estará em sua casa fechado mas será que isso lhe faz bem? Todos estão preocupados o que é normal e assim se vê quem realmente é amigo, não o conhecendo pessoalmente mas também estarei preocupado e por isso que escrevo! As depressões não curam muito menos ficando sós sem contato com ninguém! Estimado Vítor de Sousa nesta postagem quase que lhe gasto o nome mas, permita que quem efetivamente é seu amigo o ajude neste difícil momento, não é fácil nestas ocasiões querer-mos estar com quem quer que seja mas os seus amigos vão ajudá-lo a superar esta sua crise.

Vamos repassar este Post para o ajudar porque tem e sempre terá quem goste de si, acima de tudo foi é e continuará a ser um excelente ator e declamador.


Forte abraço Vítor de Sousa.


sexta-feira, junho 27, 2025

Parabéns Maria João

 


Caros(as) Lunáticos(as),


Hoje escrevo sobre a nossa cantora que desde a década de 80 se dedicou ao Jazz. De seu nome completo Maria João Monteiro Grancha mas, sempre ficou conhecida por Maria João. 

Estudou na Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa e a partir daí começou a aparecer em programas da época na única televisão existente que era apenas e só a RTP, talvez não esteja tão atento atualmente à TV mas aparenta-me não apareça tanto como merece e daí a Homenagem que estou a fazer através da Intervenção Lunática, publicando algumas das suas músicas dos vários projetos por onde passou até hoje, sendo que o projeto que maior sucesso tenha feito tenha sido ao lado de Mário Laginha.

Por este dia tão especial desejo em meu nome, em nome da Intervenção Lunática e do Portugal dos Lunáticos os Parabéns a esta figura da música para mim carismática da Música Portuguesa embora que o Jazz não seja propriamente um género musical português, mas há que ter orgulho de quem neste pequeno País o faça.

Beijinho de Parabéns e muitas felicidades


Foto da Revista Caras



quarta-feira, junho 25, 2025

O erro ortográfico de Trump

 Caros(as) Lunáticos,

Hoje volto a escrever sobre Donald Trump, isto porque ao que parece na sua rede social (Truth Social), numa postagem sobre os pilotos que foram fazer os bombardeamentos no Irão terá escrito o seu próprio nome erradamente e nem se terá apercebido de tal feito! Até aqui nada de extraordinário, mas ao que consta viralizou rapidamente. Donald Trump terá escrito em vez de Donald Donakd trocando apenas e só o "L" pelo "K", nada de mais também e como podem ver na imagem em baixo retirada do Ebay.co.uk o teclado não é muito diferente ao teclado Português ambos Qwerty e efetivamente como os nossos também o "L" está logo ao lado do "K" o que se percebe o erro descuidado mas também tem o : ao lado e em vez de ter-se enganado trocando o "L" pelos dois pontos trocou pelo "K" o que acaba por se fazer ler Donaked mesmo não tendo o "E", o que dá logo outro sentido porque Do Naked significa Desnudar-se, Despir-se ou até mesmo fazer nu! Um homem asqueroso como Trump nem o queremos ver de outra forma por mais aberrante seja a sua roupa, aliás nem sei mesmo se ele poderá ter outra roupa porque normalmente aparece sempre com o mesmo fato! 

Por hoje fico-me por aqui em breve voltarei à carga seja com ou sem Trump, até breve abraços e beijinhos de outro Planeta.


domingo, junho 22, 2025

A Loucura está a vencer o Juízo, o ódio a amizade...


 Caros(as) Lunáticos(as),

Faço de apenas uma pequena frase de uma canção de António Variações que nunca havia sido editada o titulo desta minha publicação. Guerra Nuclear como acabei de dizer não chegou a ser editada por Variações, terá sido escrita algures na década de 80 visto que o seu falecimento foi em 1984, mas não é propriamente pela música em si que escrevo e na Intervenção Lunática postei hoje o videoclipe desta música que foi muito bem gravada por Marisa Liz é sim pelas guerras que prometi voltar a falar, honestamente não penei que fosse tão cedo!

Em relação à Ucrânia mais ou menos parece estar na mesma já em relação ao Médio Oriente, Israel, Irão, Teerão e afins receio que as coisas se possam agravar ainda mais ou não fosse os Estados Unidos e o Sr. Pato Donald Trampas, que só veio demonstrar que é amigo de Netanyahu! Não me admiraria muito que muito em breve Irão possa vir a mandar algum míssil para a América do Norte ou porque não a fazer algum atentado!

Em pleno Século XXI não era suposto haver estas guerras, mas a loucura de certos (des)governantes está a vencer mesmo o Juízo e o ódio cada vez mais a amizade. É triste que assim seja e pergunto-me no meio disto tudo aonde fica o racismo? Estas Guerras estão a contribuir com um aumento significativo da Poluição no Planeta, estão a contribuir para que o próprio Planeta morra ainda mais cedo será que ninguém percebe isso? De que vale os esforços dos países em reduzir a pecada de carbono se com toneladas de pólvora aumenta-se?

É matar pessoas inocentes que pretendemos? Deixar milhares de pessoas desnutridas a morrerem à fome? Que raio de mundo é este?


Oiçam a Guerra Nuclear na voz de Marisa Liz e de António Variações e comentem por favor.  


Até breve.




segunda-feira, junho 16, 2025

Extremismos... No nosso Portugal

 

Caros(as) Lunáticos(as),

Hoje escrevo-vos porque na passada terça dia 10 falei das trapalhadas de Trump e o perigo que é a Extrema Direita, quando nesse mesmo dia o ator Adérito Lopes que iria a entrar nesse mesmo dia em cena com a peça de Teatro dedicada a Luís Vaz de Camões, encenada pela grande querida Maria do Céu Guerra, foi violentamente agredido por um grupo Neonazi após uma outra atriz ter também sido agredida embora que verbalmente e ao que consta não se terá apercebido por ir com auscultadores. Adérito Lopes que acabara de chegar e que ia a cumprimentar seus colegas foi então agredido tendo mesmo que receber cuidados hospitalares, já a peça obrigatoriamente foi cancelada pois tratava-se do ator principal e sendo de entrada livre devido às respetivas comemorações de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas o Publico foi fiel não houve peça mas quiseram ficar no Teatro "A Barraca" até por volta das 22 hora o que é de enaltecer.

Já no dia seguinte na zona do Porto 3 voluntárias e que distribuíam refeições a sem-abrigos, também foram agredidas por 2 homens que terão começado por efetuado a saudação Nazi! Como se não bastasse no passado sábado dia 14 também um homem de 30 anos foi agredido no Centro Histórico de Guimarães e também a receber tratamento hospitalar! Em aproximadamente 4 a 5 dias e a violência que já houve por parte de grupos Neonazis ou de Extrema-Direita ou o que lhe queiram chamar!

Será apenas e só mera coincidência por o Chega ser neste momento o 2.º maior partido das últimas eleições? Quem me dera que fosse mera coincidência mas eu não acredito em coincidências!

Temos a sorte de ainda estarmos num País livre e democrático, longe vão os tempos que vivíamos em ditadura, mas há países como Venezuela, Israel, Cuba entre outros não têm igual sorte! 

O partido de André Ventura é perigoso como o próprio Ventura se são o Diabo vestidos de Anjo eu não sei nem faço intenções de saber, porque não é o que desejo para este País em que habito nem desejo isso ao povo que me acolhe vindo eu de um Planeta bastante distante.


Tomem o respetivo cuidado! Outros países como Itália estão a cair nas mãos da Extrema direita não podemos deixar que isso aconteça também cá.


Por hoje fico-me por aqui e em breve volto a falar das guerras existentes tanto na Ucrânia como no Médio Oriente.

Desejo desde já a todas as vitimas aqui referenciadas rápidas melhoras e que continuem a fazer o melhor que sabem fazer e que é ajudar, porque também os artistas nos ajudam seja com teatro ou com música, ajudam-nos a pensar, ajudam-nos nos nossos piores momentos. Os voluntários confortam quem mais precisa também! Seja com alimentos ou com o seu calor e carinho ou o mais simples dos sorrisos!


Abraços e beijinhos a todos e a todas Lunáticos(as).


Até breve.


PARTILHEM POR FAVOR.